publicidade 1200x90
15/06/2022 às 12h26min - Atualizada em 15/06/2022 às 12h26min

Chuvas podem afetar qualidade ou provocar falta d'água em cidades de Alagoas, alerta Casal

Para garantir a qualidade do produto entregue aos consumidores, sistema opera de forma reduzida, podendo provocar redução ou interrupção do abastecimento.

Por g1 AL
https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2020/01/14150747/3108d738-5a0a-40f6-8340-9b3089e35007-600x400.jpg
Casal alerta para a qualidade da água distribuída em Alagoas devido as chuvas — Foto: Cau Rodrigues/g1

Casal alerta para a qualidade da água distribuída em Alagoas devido as chuvas — Foto: Cau Rodrigues/g1




A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) alertou nesta quarta-feira (15) que a qualidade da água distribuída para as residências pode ser afetada pelas chuvas que atingem o estado. Para manter uma qualidade aceitável, o fornecimento de água já acontece de forma reduzida em algumas regiões.

O problema é causado porque as chuvas levam para os mananciais (lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes) sedimento e lama, que mudam a condição natural deles, ou seja, aumenta o nível de turbidez, o que deixa a água barrenta. 
Nessa situação, o sistema de captação precisa ser paralisado.

Para manter os padrões da água potável, o sistema de capacitação só volta a funcionar horas depois da chuva, quando os mananciais voltam à sua tonalidade normal. Por essa razão 
a água pode faltar em alguns momentos, pois, como não houve a captação, não há a distribuição de água.

Em alguns casos, segundo a Casal, a água pode ser distribuída amarelada, mas que mesmo com a cor diferente, a qualidade da água se mantém nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

A Casal diz que reforçou o monitoramento dos mananciais para averiguar o melhor momento para captar a água e explicou que o sistema de captação pode atuar parcialmente, para evitar a paralisação total do serviço.

Em funcionamento parcial, o volume de água que entra no sistema é menor, possibilitando um melhor tratamento, mas provocando redução na entrega ao consumidor.

A Casal ressaltou que a situação das chuvas é considerada crítica no estado e se empenha para superar as dificuldades e retomar o abastecimento normal o mais breve possível.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://rascunhox.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp