MENU

26/06/2023 às 15h23min - Atualizada em 26/06/2023 às 15h23min

James Webb detecta, pela primeira vez no espaço, uma molécula de carbono, essencial para a vida

Molécula de cátion metila (CH3+) foi encontrada em um disco protoplanetário (disco de gás e poeira formado ao redor de uma estrela) em um sistema estelar jovem na Nebulosa de Órion.

g1

Dados coletados pelo Telescópio Espacial James Webb ajudaram uma equipe internacional de cientistas a detectar, pela primeira vez no espaço, uma molécula de carbono, componente essencial para a formação de vida.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pela Nasa, agência espacial americana.

 Por que a descoberta é importante?

Como todas as bases de vida conhecidas contêm compostos de carbono, a descoberta pode direcionar estudos sobre a existência ou desenvolvimento de vida em outras partes do universo.

Onde a molécula de carbono foi encontrada?


molécula de cátion metila (CH3+) foi encontrada em um disco protoplanetário (o disco de gás e poeira formado ao redor de uma estrela) em um sistema estelar jovem localizado na Nebulosa de Órion, a 1.350 anos-luz de distância da Terra.

O gancho para pesquisas ainda é inicial, mas, como o composto auxilia na formação de moléculas mais complexas baseadas em carbono, a descoberta é considerada muito importante.

A molécula CH3+ reage positivamente a várias outras moléculas e pode gerar ligações diferentes, originando matérias orgânicas diversas.

Por ter essa capacidade multirreagente, os cientistas avaliam que a 
molécula pode ser a base da química orgânica no espaço.

Por que a molécula foi encontrada neste lugar?

Para os cientistas, a existência da molécula neste ponto do universo pode ser explicada pela grande quantidade de radiação ultravioleta emitida por outras estrelas, com a qual o sistema estelar é bombardeado.

Evidências apontam que a mesma coisa aconteceu no nosso Sistema Solar quando ele estava em formação.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://rascunhox.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp